Propilenoglicol, mais conhecido por Propylene Glycol, é um componente sintético (produzido através de reações químicas) muito utilizado em cosméticos. É conhecido também pelo nome Propane-1,2-diol(Propano-1,2-diol). O Propilenoglicol é muitas vezes encontrado em produtos de higiene pessoal tais como: cremes hidratantes, pastas de dentes, lubrificantes médicos e sexuais e em medicamentos de uso tópico.
A sua utilização neste tipo de produtos deve se ao fato de o mesmo ser um ótimo diluente, ter propriedades hidratantes, anti-sépticas, conservantes e por ter uma atividade anti-microbiana, sendo assim muito eficaz na preservação da formulação cosmética evitando que ocorram contaminações microbiológicas.
O perigo de seu uso está nos problemas de pele que ele pode desencadear nas pessoas, como dermatite de contato alérgica ou irritações na pele de quem for mais sensível a este componente.
Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha e publicado no periódico “Contact Dermatitis”, em novembro de 2005, confirmou o potencial sensibilizante (potencial para causar alergias) do propilenoglicol, confirmado por um outro estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão e publicado no periódico “International Journal of Dermatology”, também em 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário